top of page
Buscar

11 COISAS PARA SABER ANTES DE VISITAR A RAINBOW MOUNTAIN NO PERU

  • rainieroteixeira
  • 20 dic 2019
  • 12 Min. de lectura

Você já viu inúmeras fotos da Rainbow Mountain no Instagram e, se você já está em Cusco, suas inconfundíveis costuras de vermelho, amarelo e laranja agora serão uma visão comum em todos os albergues e agências de turismo da cidade.

Este site - que também é conhecido como Vinicunca, Winikunka, Montaña de Siete Colores e Montaña de Colores - ganhou popularidade nos últimos anos e está agora a caminho de se tornar a segunda atração mais visitada do Peru. depois de Machu Picchu.

No entanto, por várias razões, relutamos em visitá-lo, decidindo apenas no último minuto que deveríamos a você, nossos leitores, fornecer uma revisão honesta da experiência e o que esperar.

Então, se você quer saber o que exatamente envolve uma viagem de um dia à Montanha Arco-Íris de Cusco (e se realmente vale a pena), saiba por que a montanha ficou tão cheia, economize muito dinheiro e saiba como se preparar para a louca altitude de Vinicunca - além de apreciar algumas das novas realidades do passeio diurno a Rainbow Mountain em 2019 - este é o único post que você precisa ler.


NÃO EXISTIA ATÉ 2015

Nós viajamos pela primeira vez no Peru em 2015 e ficamos chocados apenas alguns meses depois de voltar para casa no Reino Unido, quando imagens dessa montanha multicolorida fascinante começaram a aparecer em todos os lugares. Como diabos nós não tínhamos conhecimento disso durante nosso tempo na América do Sul, e muito menos não o adicionamos à nossa lista de coisas para fazer no Peru !?

Aconteceu que não tínhamos sido totalmente alheios.

A montanha sempre existiu, é claro, mas sua característica mais famosa ficou escondida por séculos sob espessas camadas de neve e gelo andinos. E então, provavelmente devido às mudanças climáticas , gradualmente desapareceu.

Em vez de um alerta para mudanças ambientais preocupantes, a região de Cusco descobriu que tinha mais uma atração turística mundialmente famosa a acrescentar à sua longa lista; as primeiras visitas guiadas a Rainbow Mountain começaram em janeiro de 2016.

Suas famosas cores listradas, vibrantes ao sol, são em grande parte devido a intempéries e depósitos minerais.


VOCÊ PRECISA FAZER UM TOUR DE CUSCO…


Anteriormente, o passeio padrão para chegar à Rainbow Mountain envolvia uma longa viagem de ônibus desde Cusco e, em seguida, 15 km de ida e volta.

No entanto, com uma nova estrada rudimentar agora esculpida na encosta (especificamente para ônibus de turismo - nenhum outro tráfego teria visitado antes), a porção real de 'caminhada' agora é uma distância de ida e volta muito mais curta, de cerca de 7 km. Infelizmente, no entanto, a viagem de ônibus de manhã cedo permanece!

Embora alguns passeios possam sair mais cedo ou mais tarde, a viagem de um dia a Rainbow Mountain envolverá o seguinte:

| Serviço de busca entre as 04:00 e as 05:00

| Dirija por duas horas

| Parada para o café da manhã por 30 a 45 minutos

| Dirija por 1,5 horas até o parque de estacionamento Rainbow Mountain

| Caminhe pela trilha até o mirador / mirante (1,5 - 2 horas)

| Fique no ponto de vista por 10 a 20 minutos

| Trilha de caminhada de volta ao ônibus de turismo (1 hora)

| Dirija por 1,5 horas e faça uma parada para o almoço

| Volte para Cusco.

Como você pode ver, é um dia longo e cheio com a maior parte do tempo gasto dirigindo de / para a montanha (embora isso seja através de algumas cenas encantadoras do campo peruano). As excursões que partem entre as 2h e as 2h30 são menos comuns, mas oferecem a melhor oportunidade para pular a enorme multidão no final do dia.

A menos que você tenha suas próprias rodas, não vale a pena tentar fazer a Rainbow Mountain de forma independente, pois as conexões de transporte necessárias são muito poucas e pouco confiáveis ​​para que faça sentido (confie em nós aqui, sempre tentamos encontrar opções independentes primeiro para caminhadas e viagens de um dia e, neste caso).


... MAS VERIFIQUE PRIMEIRO A PREVISÃO DO TEMPO!

Mesmo que o arco-íris geralmente apareça após a chuva cair, o tempo chuvoso não é realmente seu amigo quando se trata de experimentar o Rainbow Mountain no seu melhor.

Fomos abençoados com um clima bastante perfeito para a nossa visita na estação chuvosa do Peru (que vai de novembro a abril), mas falar com outras pessoas em nosso albergue em Cusco e em nossa rota pela América do Sul confirmou que pode ser uma experiência sangrenta, miserável e lamacenta. - e quase uma completa perda de tempo - para fazer isso caminhar na chuva e nas nuvens. A principal razão? A montanha, sem surpresa, simplesmente não parece tão boa quando tudo (e todos) são cinzentos, molhados e miseráveis.

É claro que isso não deve surpreender ninguém, e não há como você ter controle total do clima em qualquer caminhada na América do Sul (experimentamos quatro temporadas no dia em caminhadas em Huaraz , no norte do Peru). No entanto, se você estiver em Cusco em tempo limitado e a região tiver visto muita chuva - ou se prevê chuva - provavelmente é melhor não perder um dia dirigindo seis horas para decepção.


PREPARE-SE PARA A ALTITUDE

O maior erro que alguém cometerá em Rainbow Mountain, ainda mais do que pagar US $ 100 pelo passeio, é subestimar a altitude e seu impacto. Se você já ouviu alguém dizer o quanto eles lutaram na caminhada ou o quão terrível eles se sentiram, é quase certo que eles não entenderam ou se prepararam corretamente para o mal da altitude.

Toda a caminhada até o ponto de vista principal do Rainbow Mountain ocorre em alta altitude (começando em torno de 4.600 metros) e seu cume fica a 5.200 metros acima do nível do mar - esse nível de altitude não é brincadeira , é significativamente maior que a altitude mais alta que experimentamos em nossa caminhada de quatro dias pela Trilha Inca e é o principal motivo pelo qual você só pode ficar no cume por 10 a 20 minutos. Se você acabou de chegar ao Peru ou viajou diretamente de Lima para Cusco no dia anterior, seu corpo não estará acostumado a essas condições (a saber, o ar rarefeito e a falta de oxigênio tão alta).


Em nossa turnê, havia cinco rapazes sul-coreanos na casa dos 20 anos que tinham acabado de chegar a Cusco desde Lima no dia anterior, já sofrendo com a altitude, mas decidiram que subir mais + 1.000m de altitude seria uma idéia sensata. Eles eram incapazes de fazer a caminhada sem andar a cavalo (mais sobre os outros mais tarde), e quando chegamos ao almoço à tarde todos pararam de perder o apetite, tiveram fortes dores de cabeça, estavam bastante desidratados e, no geral, , sofrendo claramente do mal da altitude.

Em suma, Rainbow Mountain NÃO deve ser sua primeira caminhada de Cusco e, se você fizer o passeio, não recomendamos fazê-lo nas primeiras 48 horas de chegada a Cusco. Há uma razão pela qual as empresas de turismo precisam transportar oxigênio, e você não quer ser a pessoa a descobrir o porquê no meio da jornada.

Saiba mais sobre o mal da altitude e como evitá-lo neste breve guia .

Dica A doença da altitude é um grande problema para muitas pessoas que viajam no Peru. Se você estiver caminhando em altitude, precisará garantir que seu seguro de viagem o cubra para esta atividade. Muitas políticas básicas (ou seja, baratas) excluem especificamente qualquer cobertura para caminhadas acima de 2.500m a 3.000m e você precisará pagar mais ou encontrar um fornecedor que inclua essa cobertura. Tanto o TrueTraveller quanto o World Nomads fornecem cobertura para caminhadas em altitude - apenas confirme isso ao comprar sua apólice para lhe dar tranquilidade.



VOCÊ PRECISA SE VESTIR E SE VESTIR DE MANEIRA INTELIGENTE

Devido à sua popularidade, Rainbow Mountain pode ser a única 'caminhada' que algumas pessoas fazem no Peru; é por isso que você verá muitas pessoas andando de tênis e (não brincamos) chinelos.

Em nossa viagem ao Peru, fizemos cerca de três semanas de caminhada, por isso já possuía muitos equipamentos - se você já está carregando os itens essenciais da caminhada, faz sentido usá-los.

Botas ou tênis para caminhada são os melhores (e um desses tipos de calçados já deve estar na sua mochila para o Peru, se você estiver fazendo o certo), enquanto em termos de roupas faz sentido se preparar para todos os climas (e lembre-se de que você ' (Sairemos de Cusco, de manhã cedo), então traga camadas, uma jaqueta impermeável ou poncho empacotável e um chapéu. O suncream é essencial devido aos raios UV nesta altitude e também muita água.

Se você planeja fazer várias caminhadas no Peru, incluindo a Trilha Inca Classica, é altamente recomendável ler 12 dicas essenciais para caminhadas no Peru .


AS VISTAS SÃO REALMENTE BONITAS

Ok, então essa é a maioria das coisas sem graça para a preparação. Agora, a parte divertida - é absolutamente maravilhoso neste pescoço.

A famosa montanha (muitas fotos das quais são intensamente photoshopadas para dar destaque a certas cores) na verdade constitui apenas uma parte da atração, pois todo o vale é abençoado com picos e cumes cobertos de neve, além de vistas fantásticas sobre Ausangate.


A CAMINHADA ATÉ O PONTO DE VISTA É PERFEITAMENTE ADMINISTRÁVEL…

A parte que mais preocupa alguns de vocês, devido à altitude, é a caminhada até o ponto de vista principal.

A boa notícia é que realmente não é muito longe e não causará problemas para muitos. A trilha do caminho de terra até o topo é plana por cerca de 75% ou mais, com uma subida gradual de 15% e, em seguida, uma subida íngreme bastante dura nos últimos 10% ou 200-300 metros. A essa altura acima do nível do mar, literalmente todos se sentirão um pouco sem fôlego no início e nos últimos 10%, mas se você tiver um bom nível de condicionamento físico e se aclimatado, realmente não deve ser algo em que você não possa gerenciar. um ritmo constante. Para dar uma indicação dos horários, caminhamos até o topo (com algumas pausas ao longo do caminho) em aprox. 1 hora e 45 minutos e retornou ao ônibus em 45 minutos; outros 30 minutos para a subida e descida provavelmente são mais realistas se você estiver indo em um ritmo lento.

A trilha é fácil de seguir e a maioria dos guias simplesmente deixa os membros da excursão caminhar sozinhos no seu próprio ritmo. No entanto, se houver muita chuva, a trilha rapidamente se tornará um pântano escorregadio, escorregadio e lamacento.


... MAS NÃO PARA TODOS


A má notícia é que muitas pessoas realmente lutam, geralmente porque são impróprias, não seguiram o conselho do ponto 5 acima, ou uma combinação tóxica dos dois.

A microeconomia que surgiu para a comunidade indígena local de Pampachiri é, na verdade, totalmente moldada - e depende - dessa tendência para caminhantes exaustos, pois todos os dias dezenas de suas roupas tradicionais vibrantes e elegantes esperam na Rainbow Mountain com cavalos para levar pessoas ao longo e acima (parte) da trilha por uma taxa.

Somos todos a favor de ver as pessoas locais participarem e se beneficiarem diretamente do turismo, e de a riqueza ser espalhada em uma comunidade, de modo que geralmente isso é algo que louvaríamos aos céus. Contudo, por experiência, sabemos que o uso de animais no turismo de larga escala ou para o seu apoio sempre leva a certas práticas e resultados negativos para os animais envolvidos. Pelo que vimos sobre esses animais, todos estão em boas condições no momento e isso provavelmente reflete um: 1. A relativa novidade desta empresa e 2. Que os habitantes locais usam e dependem desses animais para seu próprio transporte e sustento. o interior. No entanto, à medida que as multidões crescem diariamente, aumentam também as demandas (e pesos) impostas a esses animais.

E assim, estamos em uma situação difícil. Nenhum passeio a cavalo significa dinheiro e impacto positivo mais amplo do turismo aqui, mas mais passeios a cavalo também significam problemas.

Portanto, se você precisar usar um cavalo como último recurso, porque está com dificuldades, por favor, verifique se é um cavalo saudável e bem tratado, adequado para carregar seu peso. Passeios de ida a cavalo são oferecidos no início para S /. 80 (£ 19 / $ 24) - além do preço da excursão - e você não terá ofertas em falta ao longo da trilha se parecer que está com dificuldades. Observe que você ainda precisa caminhar com os 10% mais desafiadores até o ponto de vista do arco-íris.

E se você está lendo isso e acha que, por razões de peso ou saúde, a única maneira de fazer fisicamente a Rainbow Mountain é com um cavalo, recomendamos que você pense se é seguro ou sábio que você seja fazendo esse passeio em primeiro lugar.

Repetimos, 5.200m de altitude não é brincadeira.


JÁ ESTÁ NO PICO DO EXCESSO DE TURISMO

Guardamos a coisa mais importante a saber sobre uma visita a Rainbow Mountain até o (quase) final deste post.

Como mencionamos logo no início, relutamos em visitar o Rainbow, pois sabemos por experiência própria como esses sites podem desapontar e preferimos gastar nosso tempo fazendo várias caminhadas independentes e passeios de um dia a partir de Cusco ou no Vale Sagrado. No entanto, sabemos que muitos de vocês planejam suas próprias aventuras na América do Sul a partir de nossas postagens no blog, então sentimos a responsabilidade de fazê-lo para que pudéssemos informá-lo das realidades do Rainbow.


A verdade é que, nos três curtos anos que tem sido uma atração turística, Rainbow Mountain foi vítima da mistura letal de influência do Instagram e dos níveis de turismo existentes no Peru. De estar literalmente no radar de ninguém, até chegar ao topo das atrações imperdíveis de todos no Peru nessa breve escala de tempo, aponta para uma tendência preocupante para a sustentabilidade desta e de muitas outras atrações turísticas ao redor do mundo. O excesso de turismo não é apenas uma preocupação futura, já está aqui em Rainbow Mountain.

Visitando no início da baixa temporada de dezembro, aprendemos com o nosso guia que tivemos sorte, pois 'compartilharíamos' apenas a trilha com 500 pessoas, em vez dos 3.000 a 4.000 que podem chegar aqui EM UM ÚNICO DIA na alta temporada, graças para o novo caminho, preços mais baixos das turnês e aumento da demanda pela promoção ininterrupta do site pelas mídias sociais.

Nossas mandíbulas literalmente caíram quando ele nos contou essa figura, e nossos corações afundaram um pouco também.


Rainbow Mountain é na verdade um local bastante pequeno, com uma única trilha de acesso para todos os caminhantes, e simplesmente não será capaz de lidar com essa tensão por muito tempo nem permanecerá uma experiência agradável. O mirador já está lotado demais devido às turnês que chegam ao mesmo tempo e quase todas as cenas (incluindo a nossa) que você verá nas mídias sociais ocultam o fato de que havia pessoas na frente e atrás da espera. Essas realidades não serão uma surpresa para muitos de vocês, mas é algo que muitos artigos que promovem Rainbow Mountain deixam de mencionar completamente.

Acrescente todos os outros impactos negativos dessa ridícula caminhada diária (aumento da maca, falta de instalações sanitárias, maus tratos e excesso de trabalho dos cavalos, andadores irresponsáveis ​​saindo da trilha), e é claro para nós que o governo peruano simplesmente precisa tome medidas em breve (como fez recentemente ao bloquear os direitos de mineração na área), em vez de limitar o número de visitantes diários e garantir que a área não seja sobrecarregada e, por fim, profanada.

Sabemos que agora um número de habitantes locais depende economicamente desse turismo (tanto nos passeios dos restaurantes quanto no aluguel de cavalos) e por isso esperamos que seja possível encontrar um equilíbrio sustentável.

Com isso em mente, queremos enfatizar que não estamos dizendo para você não ir para Rainbow Mountain, mas dando a você uma visão mais honesta do que você pode encontrar em outros lugares, para que você possa gerenciar suas expectativas e tomar suas próprias decisões. Nós genuinamente só fomos ao Rainbow para que pudéssemos dar uma opinião honesta (veja nossa postagem no Instagram sobre isso ), e é isso que esperamos ter feito aqui.

Definitivamente, existe um pote de ouro no final de Rainbow Mountain para alguém, mas grande parte do seu tesouro já está manchada.



EXISTEM ALTERNATIVAS!

E se isso o deixou desanimado ou questionando se deseja fazer essa viagem de um dia em particular a partir de Cusco , como deveria para qualquer viajante responsável, vale a pena notar que existem algumas excelentes alternativas para Rainbow Mountain que o afastarão do multidões, mas ainda assim você pode ver os mesmos intervalos multicoloridos ou similares. Você não conseguirá tirar essa foto, mas isso pode lhe proporcionar uma experiência mais agradável em geral.

PALCOYO MOUNTAIN

A principal alternativa à Rainbow Mountain, uma viagem de um dia para Palcoyo Mountain, saindo de Cusco, envolve um horário de início muito mais razoável (7h30), muito menos multidões, uma caminhada em altitude e um cenário incrível de três montanhas coloridas em arco-íris.



AUSANGATE TREK

Uma jornada de oito dias e 69 km que percorre uma das mais belas paisagens dos Andes. Começando a 12.000 pés e atingindo passes altos perto de 17.000 pés. É bonito e remoto, mantendo esse senso acidentado de uma aventura fora de estrada, que o levará pela região de Ausangate Trek e muito perto de Rainbow (uma pequena visita a ela é realmente possível), além de todo um conjunto maravilhoso de atrações. paisagens e lagos glaciares.

O VALE VERMELHO

Embora muitas vezes faça parte dos mesmos passeios de um dia pela Rainbow Mountain, nem todas as agências oferecem a oportunidade de percorrer as 2 a 2,5 horas extras pelo menos movimentado Vale Vermelho. Fazer isso pode tornar a experiência geral da viagem de um dia mais interessante e memorável, mas imaginamos que essa trilha específica possa se tornar tão popular quanto o loop original.

Se agora você não sente que Rainbow Mountain é algo que deseja visitar enquanto estiver sediado em Cusco, considere algumas das outras melhores excursões de um dia de Cusco .

Se você optar por visitar Rainbow Mountain ou não, como sempre considera a área circundante e as comunidades locais, respeite o local, faça memórias e deixe apenas pegadas.

LAGUNA HUMANTAY

Laguna Humantay ou Umantay é uma das paisagens mais espetaculares ao longo da trilha Salkantay. Este passeio de dia inteiro oferece a oportunidade de visitar esta lagoa de cor turquesa localizada na base da montanha Humantay, que leva 1,5 horas de caminhada ascendente para chegar ao paraíso nas montanhas.


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2019 por viajando pelo mundo. Creada con Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page