Festival do Sol em Cusco
- rainieroteixeira
- 10 dic 2019
- 6 Min. de lectura

Sem dúvida, um dos festivais religiosos mais importantes da era Inca foi o Inti Raymi 2020 ou "festival do sol", uma celebração realizada todo solstício de inverno em homenagem ao Apu Inti ou Deus Sol, a entidade mais alta e mais poderosa em Tawantinsuyo.
Hoje é uma das celebrações de grande interesse turístico, uma vez que é uma tradição inca que ainda permanece em vigor apesar dos anos, essa celebração é realizada na presença do imperador inca, onde você pode apreciar o encontro e mistura de riqueza cultural e natural de cada um (estado ou região), também pode ser vista a representação de várias danças, sacrifícios e ofertas ao Deus do Sol.
Data da celebração
Segundo o Inca Garcilaso de la Vega, o festival Inti Raymi 2020 foi uma das 4 celebrações mais importantes da era Inca, que durou 15 dias em que o último imperador que esteve presente foi no ano de 1535.
Mais tarde, no ano de 1572, o vice-rei Francisco Alvarez de Toledo proibiu essa celebração, porque a consideravam um feriado pagão que não era muito bem visto pela Igreja Católica, mas, apesar disso, ainda era realizado clandestinamente como um protesto contra a erradicação de idolatria.
Em 1944, o vira-lata de Cusco Faustino Espinoza Navarro compôs uma reconstrução histórica baseada nas crônicas do Inca Garcilaso de la Vega. Indiano, até hoje é uma das principais atrações turísticas do Peru.
História

Inti Raymi na era Inca
Durante a era Inca, essa celebração era conhecida como Wawa Inti Raymi (festa infantil do sol), uma vez que era uma das maiores celebrações que tinham o Huacaypata como palco principal, atualmente a Plaza Mayor de Cusco, com a assistência de curacas , senhores vassalos, pois com a presença deles reiteraram sua lealdade ao imperador.
Este grande feriado foi muito rigoroso, pois envolveu a preparação antecipada; durante esta celebração, você não podia comer três dias antes, mais do que um pouco de milho branco cru, ervas como chucan e água pura. Do mesmo modo, você não podia acender um fogo em toda a cidade e evitava dormir como casal, pois os Acllas (virgens do Sol) eram responsáveis pela preparação dos muffins de milho.
No dia principal da celebração, o Soberano e seus parentes, descalços e agachados, esperaram o nascer do sol de braços abertos e beijando o ar que receberam o Apu Inti. Depois de toda a cerimônia que foram ao templo de Qoricancha, cada Curaca entregou suas ofertas que ele trouxe da área a que pertencia, após a procissão eles retornaram à praça principal para realizar o sacrifício da chama, antes do fogo aceso. usando como espelho a pulseira de ouro do padre, a carne será distribuída a todos os presentes e acompanhada pela bebida sagrada como chicha.
Este feriado para a população marcou o início de um novo ano, pois foi comemorado em honra e graças ao Apu Inti, pois, graças a essa divindade, havia uma coleção abundante de batatas, milho e outros produtos alimentares para o povo.
Inti Raymi Hoje
Atualmente, na cidade de Cusco, antiga capital de Tawantinsuyo, essa celebração é realizada como uma manifestação teatral, mas considerada de caráter cerimonial e tradicional, evocada por nossa identidade nacional e porque também simboliza os valores e memórias que nossos ancestrais nos deixaram.
Este show é destinado a turistas que vêm de diferentes países, bem como as pessoas de Cusco que participam desta celebração. Este festival tem como ponto de partida o Templo Sagrado de Qoricancha, local onde é realizada uma pequena cerimônia de invocação ao Sol, para depois todo o sequito se mover e realizar a celebração principal na esplanada de Saqsayhuaman.
Já na esplanada, junto com a música executada pelas delegações dos quatro vestidos com trajes típicos, desfilam ñustas, coyas e pallas de maneira ondulada para acompanhar o governante inca que é transportado em seu beliche, que na era lendária A era do ouro e da prata também é protegida de todos os seus damascos secos. Enquanto os pututos, cornetas e quenas soam, o Inca se levanta, estendendo os braços, prestando homenagem ao Sol ou Inti, erguendo os vasos cerimoniais dourados cheios de chicha.
Esta nova versão contemporânea do partido Inti Raymi foi uma iniciativa de Humberto Vidal Unda, o roteiro quíchua foi escrito por Faustino Espinoza Navarro, que por muitos anos representou o governante inca.
O novo Inti Raymi agora faz parte das celebrações mais importantes do Peru e da cidade de Cusco, pois conquistou grande fama como um feriado de identidade nacional que transcende as fronteiras peruanas.
Razões para não perder a festa Inti Raymi

Sem dúvida, Cusco é uma das cidades mais movimentadas para visitantes que chegam muito animados por conhecer esta cidade maravilhosa, por isso apresentamos as razões pelas quais você não deve perder a grande festa Inti Raymi.
Você pode assistir a uma das maiores festas que acontecem na cidade de Cusco, comemorando as tradições dos incas e que persistem até hoje.Nesta época do ano, um grande número de turistas de diferentes países é recebido, razão pela qual envolve relacionar e trocar experiências e histórias com cada um deles.Você pode apreciar a magnífica interpretação de cada artista de Cusco que desempenha um papel designado, assumindo seu papel com trajes típicos da nossa cultura inca, feitos principalmente de lã de ovelha, alpaca, usada pelos nossos ancestrais.Em toda a manifestação deste ritual, você ouvirá cânticos andinos em quíchua, dedicados em adoração ao Deus do sol.Você poderá conhecer as três etapas mais importantes em que este feriado acontece, além do Templo de Qoricancha, da Praça Principal e da Esplanada Saqsayhuaman, com seus enormes blocos de pedras, cenário ideal para a representação da festa Inti Raymi.Da mesma forma, você pode saborear a nossa grande variedade gastronômica, bem como pratos típicos da região andina de Cusco.Apresentação de danças típicas da época inca como costumes atuais em nossa cidade.
Recomendações
Para maior conforto como espectador, é recomendável obter o ingresso para a esplanada Saqsayhuaman com antecedência ou contratar os serviços de uma agência de viagens para uma melhor organização da sua excursão.Para seu cuidado pessoal, é recomendável usar roupas de proteção, bem como para o sol ou o frio, uma vez que o palco principal está exposto a qualquer mudança climática.Use uma roupa confortável para o dia, pois geralmente são dias ensolarados e à noite use jaqueta quente para a estação fria.Vá preparado com petiscos e bebidas hidratantes, já que a cerimônia dura aproximadamente 7 horas.Esteja atento aos seus pertences pessoais, pois, como em qualquer lugar do mundo, existem pessoas sem escrúpulos em perseguir mercadorias e ainda mais para aproveitar a grande presença na esplanada.
Onde é celebrada?

A encenação acontece em 3 lugares específicos em Cusco com grande significado histórico:
Coricancha - O Templo do Sol ou Coricancha, a partir das primeiras horas do dia, inicia a Festa do Sol. Essa representação é realizada no chamado jardim dourado. Comece com a aparência do Inca. Os primeiros rituais oferecem folhas de coca, lhamas, alpacas e muito mais. A preparação é gratuita. Você deve se aproximar da Avenida El Sol a partir das primeiras horas do dia. O preparo começa às 09:00. e dura 45 minutos em média.
Plaza de Armas - O centro histórico de Cuzco é o centro nervoso das comemorações da Fiesta del Sol. A Plaza de Armas está isolada. O Inca é carregado em caminhadas por oito servos e realiza a chamada Cerimônia de Coca. Existe uma plataforma para turistas que compraram sua passagem. No entanto, a maioria dos visitantes precisa observar a encenação do ritual. A cerimônia começa às 11:00. e dura cerca de uma hora.
Sacsayhuaman - A esplanada de Chuquipampa na fortaleza de Sacsayhuaman é o cenário principal da representação Inti Raymi. Este lugar foi muito importante durante o incanato. Hoje, somente o acesso ao público com ingresso é permitido. Existem 3 plataformas ou stands equipados para turistas. A preparação começa às 13:30 E dura quase duas horas.
Atividades de Caminhada após Inti Raymi

Trilha Lares:
Um pouco de maior altitude 2-3 dia caminhada que começa entre os povoados andinos tradicionais do Vale do Lares e passa picos nevados e lagos cristalinos, uma vez que se aproxima de Machu Picchu a partir do leste, contando com trem para o trecho final.
Choquequirao Trek:
Esta aventura inesquecível envolve uma caminhada mais longa e mais difícil, mas com as áreas mais intocadas, serpenteando através do Apurímac Canyon rota para Choquequirao, a irma sagrada de Machu Picchu, que está remotamente empoleirado em cima de um alto cume. São 5 dias de caminhadas. Uma recente descoberta surpreendente, ainda é em grande parte subterrâneo, mas pode ser visitado apesar das escavações. A caminhada continua então sudoeste para Machu Picchu.
Salkantay Trekking:
Esta caminhada passa em torno do pico de Salkantay cobertas de neve, que os incas consideravam um pico sagrado, em cujo benevolência e escoamento de sua água glacial eles dependiam para trazer vida para o vale fértil abaixo. Escalando em torno de, em vez de escalar o pico, e se chega a machupicchu a partir do sul.
Trilha Inca clássica de 4 dias:
A famosa e tradicional, começa no km 82 Quillabamba e são 4 dias de caminhada até chegar Machupicchu pelo portão do sol. Precisa se reservar com bastante antecedência, porque é muito disputada pelo gringos. A trilha está quase toda no seu original asfaltada de pedras e com degraus feitos pelos incas. O segundo dia é o mais difícil porque é só subida de degraus.
O preço também é bem mais caro do que as outras trilha que levam a cidade perdida dos Incas: Machu Picchu.
Comments